Eventos Paralelos

Clique em cada evento para conhecer mais detalhes!
II Fórum de Catalogação

Organização: Grupo de Trabalho de Catalogação da FEBAB

O II Fórum de Catalogação apresenta uma programação rica e diversificada, abordando temas cruciais para a área da catalogação, classificação e indexação. O evento é estruturado em mesas temáticas, conforme detalhado abaixo:

Catalogação: Atualidades na Catalogação, Práticas, Rotinas, etc: Discussão sobre as práticas contemporâneas na catalogação. Análise das rotinas e métodos aplicados no dia a dia dos profissionais da área. Reflexões sobre as inovações e desafios enfrentados na catalogação de materiais diversos.

RDA: Situação Atual no Mundo e no Brasil: Exame da situação atual da Resource Description and Access (RDA) globalmente. Atualização sobre a adoção e adaptação do RDA no Brasil.

Classificação: MARC de Classificação, Tradução da CDU: Discussão sobre o formato MARC de classificação e suas aplicações práticas. Análise da tradução da Classificação Decimal Universal (CDU) e suas implicações.

Indexação: Representatividade, Vieses, etc. nas Linguagens Documentais: Reflexão sobre a representatividade nas linguagens documentais utilizadas para indexação. Identificação e análise de vieses presentes nos processos de indexação. Propostas para tornar a indexação mais inclusiva e representativa da diversidade cultural e social.

O fórum promete ser uma excelente oportunidade para os profissionais da área trocarem experiências, discutirem práticas atuais e explorarem novos caminhos para a evolução das técnicas de catalogação, classificação e indexação.

I Fórum de Bibliotecas Inclusivas

Há mais de 30 anos a FEBAB trabalha com a temática da inclusão da pessoa com deficiência por entender que as bibliotecas são um direito de todas as pessoas. A FEBAB, por meio da Comissão Brasileira de Acessibilidade, organizou o evento SENABRAILE que reuniu  profissionais que trabalham em prol da inclusão. Em 2018 foi criado o GT ACESS  (Grupo de Trabalho em Acessibilidade) repaginando o escopo da Comissão Brasileira de Acessibilidade, alinhando os objetivos da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim o GT ACESS deu continuidade à pauta promovendo reflexões, produzindo instrumentos de apoio (guias, manuais, webinários, eventos, entre outros) e articulando-se com a sociedade civil organizada.

Em 2021 surgiu a oportunidade de desenhar um projeto que recebeu  apoio financeiro do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas –  IBERBIBLIOTECAS. O projeto intitulado “Bibliotecas sem barreiras: criando uma rede para atendimento integral às pessoas com deficiência” teve como objetivo principal formar uma rede de bibliotecas brasileiras que oferecem projetos ou ações de melhoria de serviços e produtos acessíveis a toda comunidade. O resultado final do projeto foi a criação em 2022 da  Rede de Bibliotecas Acessíveis, que agora, em 2024, passa a ser denominada “Rede de Bibliotecas Inclusivas” pois é o nome que reflete com mais exatidão o que estamos trabalhando e almejamos alcançar.

Esse primeiro Fórum pretende mostrar a necessidade das bibliotecas e todas as equipes serem parte da rede de proteção dos direitos humanos e com isso avançar na inclusão das pessoas com deficiência em seus espaços e serviços. A inclusão plena deve ser uma meta de todas as bibliotecas de todas as tipologias. E a Rede de Bibliotecas Inclusivas da FEBAB está aqui para apoiar todas as bibliotecas nesta caminhada!

IV Fórum de Bibliotecas de Arte

Organização: REDARTE – Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro

O IV Fórum de Bibliotecas de Arte, organizado pela REDARTE/RJ – Rede de Bibliotecas e Centros de Informação em Arte do Estado do Rio de Janeiro, tem objetivo ser espaço de compartilhamento de experiências, práticas e pesquisas dos profissionais da informação que atuam em bibliotecas e centros de informação em arte em suas diversas expressões (artesanato, arquitetura, artes plásticas, música, teatro, dança, pintura, cinema, artes decorativas etc.). Nesta edição, o tema elegido pela REDARTE/RJ, em consonância com o enunciado do CBBD “Bibliotecas Fortes: Sociedade Democrática”, é “Arte sem fronteiras: democratizar o acesso à informação em arte”. O formato de apresentação do fórum nesta edição será: mesa de abertura e conferência inaugural, apresentação de trabalhos.

V Fórum de Bibliotecas Escolares

Organização: Comissão Brasileira de Bibliotecas Escolares da FEBAB

V Fórum de Bibliotecas Escolares traz como tema o Manifesto de Bibliotecas Escolares da CBBE destacando os debates em torno das dimensões técnicas, tecnológicas, pedagógicas e de diversidade cultural existentes na biblioteca em contexto escolar, para a construção de um referencial que articule a inserção de crianças, jovens e adultos na cultura escrita por meio da leitura e da pesquisa. O V Fórum busca promover uma discussão articulada em torno da Biblioteca Escolar e a estrutura e funcionamento do ensino; a formação continuada de bibliotecários e professores; os parâmetros para formação e desenvolvimento de acervo da biblioteca escolar e a Lei 14.837 de 08 de abril de 2024 que cria o Sistema Nacional de Bibliotecas Escolares. Espera-se que o evento seja um espaço de diálogo que reúna os principais critérios e ações para a implementação qualificada de Bibliotecas Escolares.

VIII Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas

Organização: GIDJ Brasil

Tema: Informação jurídica, sociedade e cidadania

Objetivos:
– Promover o debate e o compartilhamento de conhecimentos sobre as tendências da área de documentação e informação jurídicas e os desafios aos profissionais da área no mundo do trabalho;
– Discutir sobre o papel da inteligência artificial (IA) na gestão da informação jurídica e sua influência na prática de serviços informacionais em bibliotecas, arquivos, museus e centros de documentação jurídicas;
– Debater sobre a importância da diversidade e inclusão em consonância com a Agenda 2030 da ONU.

II Fórum de Debate sobre Competência em Informação

Organização: Grupo de Trabalho de Competência em Informação da FEBAB

O II Fórum de Debate sobre Competência em Informação abordará o tema “Competência em Informação e Bibliotecas Democráticas: caminhos a trilhar para além da perspectiva técnica” em que apresentará o resultado do mapeamento das ações brasileiras de CoInfo que permearam, predominantemente, a dimensão técnica da CoInfo. 

Tem por objetivo apresentar e refletir sobre as práticas de CoInfo brasileiras e trazer as seguintes reflexões para debate: 

  • Por que as práticas brasileiras de CoInfo têm abordado, predominantemente, a dimensão técnica?
  • Como elevar as discussões de identificação das demais dimensões nas práticas bibliotecárias e programas de CoInfo?
  • Que ações efetivas, de gestão e de parcerias (institucionais, profissionais, educacionais e políticas), as pessoas bibliotecárias podem estabelecer para transpor a dimensão técnica e permear e avançar para outras dimensões da CoInfo?
  • Quais mobilizações no âmbito associativo, formativo, científico e político devem ser amplamente debatidas e colocadas em curso no Brasil de maneira que a CoInfo possa se estabelecer como um processo democrático de desenvolvimento de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores críticos e éticos sobre o universo informacional e midiático presente e contínuo nas bibliotecas?

O II Fórum de Debate sobre CoInfo buscará apresentar recomendações que retratem as questões norteadoras, a fim de expandir as limitações epistêmicas, sociais e culturais em torno da CoInfo.