Eixos Temáticos

Os trabalhos poderão ser submetidos nos formatos “resumo expandido” ou “trabalho completo”, obedecendo às diretrizes e template disponíveis aqui dentro de um dos seguintes eixos. Os eixos são interdisciplinares e atendem aos Eventos Complementares do CBBD 2024, bem como à atuação dos Grupos de Trabalho e Comissões da FEBAB, ou seja, todas as tipologias de bibliotecas estão contempladas, bem como os temas específicos.

Eixo “Não deixar ninguém para trás”

Inclui iniciativas voltadas à ações afirmativas de inclusão e políticas sociais de combate à discriminações de gênero, de identidades étnico-raciais, religiosas e de acessibilidade para pessoas com deficiência. Participação e empoderamento de comunidades, minorias para a cidadania. Sustentabilidade e meio ambiente. Censura, liberdade de expressão e liberdade intelectual. Democracia e desigualdade. As bibliotecas, as pessoas bibliotecárias e seus colaboradores na cultura do privilégio. Competência em informação para as vulnerabilidades.

Eixo “O advocacy de todo dia”

Movimento associativo no Brasil e no mundo. Atuação política da pessoa bibliotecária. Políticas públicas para a promoção da leitura, da literatura e das bibliotecas. Proatividade e liderança em defesa da profissão. Órgãos representativos da classe (centros acadêmicos, coletivos, associações, sindicatos, FEBAB, Conselhos Regional e Federal de Biblioteconomia e IFLA).

Eixo “Formação e identidade profissional”

Ética e moral. Ensino superior (tradicional e a distância) e currículos de Biblioteconomia. Formação continuada. Pertencimento: identidade, imagem e status da pessoa bibliotecária e da biblioteca. Demandas do mercado emergente de trabalho. Novas competências e habilidades. História da Biblioteconomia. Futuro do trabalho e das bibliotecas.

Eixo “Ciência da Informação: diálogos e conexões”

Epistemologia, história e desenvolvimento das áreas de Biblioteconomia, Arquivologia, Museologia e Ciência da Informação. Tendências em pesquisa e extensão. Interdisciplinaridade. Organização da informação e do conhecimento. Produção e comunicação da informação em ciência, tecnologia e inovação. Mediação e memória: estudos teóricos sobre a mediação da informação. Política e economia da informação. Informação e saúde.

Eixo “Gestão e liderança em movimento”

Criatividade e inovação aberta para processos, produtos e serviços. Gestão de projetos. Planejamento, gestão financeira e captação de recursos. Cultura da participação. Gestão de marketing. Serviço de referência. Arquitetura e equipamentos de bibliotecas. Gestão da comunicação. Desenvolvimento de coleções (seleção, avaliação, preservação) e coleções especiais. Gestão de pessoas e de processos. Makerspaces e coworkings. Metodologias inovadoras de gestão. Disseminação da Informação. Atividades de gestão nas mais diferentes tipologias de bibliotecas (escolares, públicas, parlamentares, universitárias, prisionais, multiníveis, jurídicas, de arte e especializadas).

Eixo “O mundo digital: apropriação e desafios”

Cultura digital. Tecnologia para a democratização no acesso à informação. Inovação no emprego de tecnologias. Vigilância tecnológica e privacidade. Produtos e serviços de bibliotecas para nativos digitais. Vertentes e tendências: blockchain, big data, data science, realidade virtual, robotização, inteligência artificial, ciência aberta, games e internet das coisas. A biblioteca do futuro. Softwares livres. Gestão de repositórios digitais, bibliotecas virtuais e uso de e- books, portais e dados abertos. Tecnologias na representação da informação (catalogação e classificação) e organização do conhecimento. Cenário da desinformação e fake news.

Eventos complementares que ocorrerão nesta edição:

VII Fórum das Bibliotecas Públicas: Adriana Ferrari (FEBAB/USP)
IV Fórum das Bibliotecas de Arte: Leandra de Oliveira (Redarte)
III Fórum das Bibliotecas Prisionais: Adriana Souza (CBBP FEBAB/FESP)
III Fórum de Bibliotecas Universitárias: a definir
II Seminário de Relações Étnico-Raciais e Decolonialidades: Franciéle Garcês (RERAD FEBAB/UNIR)
II Fórum de Catalogação: Felipe Arakaki (CAT FEBAB/UnB)
VIII Seminário Nacional de Documentação e Informação Jurídicas: a definir
V Fórum de Biblioteconomia Escolar: Maria das Graças Monteiro Castro (CBBE FEBAB/UFG)
I Fórum da Rede de Bibliotecas Inclusivas: a definir