Bibliotecas fortes: sociedade democrática
Esse é o chamado da FEBAB para a 30ª. edição do Congresso Brasileiro de Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação que entende que nossa responsabilidade como pessoas bibliotecárias – reafirmada em nosso juramento – nos compromete a defender a democracia, a liberdade de expressão e a inclusão de todes.
Aliado a isso, desde 2016 a FEBAB respondeu ao chamado da IFLA no programa Internacional de Advocacy, e vem trabalhando para que as bibliotecas sejam parceiras estratégicas da Agenda 2030 e seus 18 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (considerando o ODS 18 brasileiro para Igualdade Racial).
Por esse compromisso assumido pela FEBAB, as três últimas edições do CBBD versaram sobre a construção de um mundo melhor “onde ninguém fique para trás”, como apregoa a Agenda 2030. A última edição, realizada em 2022, com o lema “Bibliotecas por um mundo melhor: década da ação” trouxe à tona os grandes desafios impostos à região da América Latina e Caribe, que foi a mais afetada pela pandemia da COVID-19. Há um grande atraso em relação ao alcance de praticamente todos os ODS.
Outros fatores preocupantes se somaram a isso: o negacionismo (científico, climático, histórico), a proliferação das chamadas fake news, a redução da participação civil junto às instâncias de governo e as ameaças constantes à democracia.
É neste contexto que definimos o tema central dessa edição: “Bibliotecas Fortes: Sociedade Democrática”, para nos colocarmos em constante vigilância e ação de modo a garantir o acesso às bibliotecas de todas as tipologias – com número e estrutura suficientes – que atendam às demandas, ou melhor ainda, que surpreendam suas comunidades com suas ações e, dessa forma, contribuam com a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
O CBBD tem como objetivo discutir o estado da arte da Biblioteconomia e da Ciência da Informação e integrar as equipes das bibliotecas brasileiras de todas as tipologias: escolares, públicas, comunitárias, universitárias e especializadas, bem como os profissionais que atuam em espaços distintos aos das bibliotecas, como empresas, centros de documentação, centros de pesquisa, espaços culturais, professores, entre outros.
O CBBD 2024 tem um sabor especial! Ele completa 70 anos, consolidando-se como o mais longevo evento da área no Brasil. Para essa edição festiva, retornaremos à cidade de Recife, que recebeu a primeira edição em 1954, bem como a 14ª. edição em 1987.
Assim como nas edições anteriores, o CBBD é um espaço efetivo de troca, de compartilhamento, de congraçamento, de aprendizado, de encontros e reencontros, de resistência e de estarmos em uma mesma sintonia!
As bibliotecas são um direito humano! E são imprescindíveis para a defesa da democracia!
Mais uma vez convidamos todas as pessoas a refletirem e oferecerem sua colaboração individual para o fortalecimento da área, sempre acreditando que nossa ação conjunta é que nos torna mais fortes e que trará as conquistas que sonhamos, como também, a consolidação do trabalho já realizado.
Com tantas atividades e atrações temos a certeza que você irá desfrutar de momentos inesquecíveis na cidade do Recife e estará contribuindo com a sustentabilidade e o fortalecimento do movimento associativo.
A cidade de Recife e nós da FEBAB esperamos por você!