I Fórum da Rede de Bibliotecas Inclusivas
Há mais de 30 anos a FEBAB trabalha com a temática da inclusão da pessoa com deficiência por entender que as bibliotecas são um direito de todas as pessoas. A FEBAB, por meio da Comissão Brasileira de Acessibilidade, organizou o evento SENABRAILE que reuniu profissionais que trabalham em prol da inclusão. Em 2018 foi criado o GT ACESS (Grupo de Trabalho em Acessibilidade) repaginando o escopo da Comissão Brasileira de Acessibilidade, alinhando os objetivos da Agenda 2030 e seus 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Assim o GT ACESS deu continuidade à pauta promovendo reflexões, produzindo instrumentos de apoio (guias, manuais, webinários, eventos, entre outros) e articulando-se com a sociedade civil organizada.
Em 2021 surgiu a oportunidade de desenhar um projeto que recebeu apoio financeiro do Programa Ibero-americano de Bibliotecas Públicas – IBERBIBLIOTECAS. O projeto intitulado “Bibliotecas sem barreiras: criando uma rede para atendimento integral às pessoas com deficiência” teve como objetivo principal formar uma rede de bibliotecas brasileiras que oferecem projetos ou ações de melhoria de serviços e produtos acessíveis a toda comunidade. O resultado final do projeto foi a criação em 2022 da Rede de Bibliotecas Acessíveis, que agora, em 2024, passa a ser denominada “Rede de Bibliotecas Inclusivas” pois é o nome que reflete com mais exatidão o que estamos trabalhando e almejamos alcançar.
Esse primeiro Fórum pretende mostrar a necessidade das bibliotecas e todas as equipes serem parte da rede de proteção dos direitos humanos e com isso avançar na inclusão das pessoas com deficiência em seus espaços e serviços. A inclusão plena deve ser uma meta de todas as bibliotecas de todas as tipologias. E a Rede de Bibliotecas Inclusivas da FEBAB está aqui para apoiar todas as bibliotecas nesta caminhada!